Vai Descartar? Faça da Maneira Correta

" />

Vai Descartar? Faça da Maneira Correta

Vai Descartar? Faça da Maneira Correta

Se você separa seu lixo, mas não limpa os recipientes antes de descartá-los é melhor parar agora!

 

Resíduos recicláveis sujos não são reaproveitados e invariavelmente vão parar em aterros sanitários. Muitas pessoas separam as principais categorias de resíduos; papel, plástico, metais e vidros, mas jogam nas lixeiras sem a menor ideia que um produto “contaminado” com restos de alimentos ou misturado com outro material não reciclável inviabilizará a reciclagem. Neste caso, a pessoa quem fez a separação apenas perdeu seu tempo, pois o material provavelmente irá acabar em um aterro sanitário.

Quem já não viu um fumante usando uma latinha de alumínio como cinzeiro? Ou alguém, que ao brincar com uma garrafa de água, tira o seu rótulo e joga o papel para dentro? Inacreditável, mas a bituca, no caso da latinha e o rótulo de papel no caso da garrafa de vidro ou PET inviabiliza a suas reciclagens. Potes de iogurte sem lavar? Também não serão reciclados. Embalagem de lanche com pingos de ketchup ou um pote de vidro com um pouquinho de extrato de tomate? Nem pensar!

 

Vai descartar? Faça da maneira correta! Sem desperdício desnecessário de água, mas com uso consciente, procure tirar o excesso dos alimentos das embalagens antes de jogá-las fora.

 

Copos de café: A maioria dos copos não pode ser reciclado, pelo menos não atualmente. Isto é principalmente devido ao revestimento de plástico ao redor do copo de papel, que é difícil de quebrar.

 

Embalagens plásticas: Embora seja tentador jogar fora sua caixa manchada de molho sem enxaguar ou aquele pote de iogurte com restos de morango, o resíduo pode vazar para outros materiais da lixeira. Assim, além de descartar errado, você vai contaminar o lixo de quem descartou corretamente. Sempre lave seus plásticos antes de colocar na lixeira.

 

Pasta e escovas de dentes: Os tubos de pasta de dentes são compostos de um componente de plástico, tornando-os difíceis de quebrar. A própria escova de dentes é de plástico e é difícil de reciclar. Mudar para uma escova de dentes de bambu significa que menos plásticos descartáveis vão para o solo.

Fonte:http://www.wasteexpo.com.br/news.html#news64

© 2018. Dionísio Recicláveis por Osmium.